A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul alerta a população para os riscos da leptospirose no município, devido às fortes chuvas que tem atingido toda a região nos últimos dias. A orientação é evitar o contato com água contaminada, beber água potável sempre e ficar atento aos sinais e sintomas.
O setor de Vigilância em Saúde ressalta que a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria Leptospira. Sua penetração ocorre a partir da pele com lesões, da pele imersa em água contaminada ou por meio de mucosas.
Os alagamentos propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos.
SINTOMAS
Os primeiros sintomas da doença são: Febre, dor de cabeça e dor muscular, principalmente nas panturrilhas (batata da perna). Também podem ocorrer náuseas e vômitos.
TRATAMENTO
Para os casos leves o atendimento é ambulatorial, contudo, nos casos graves, a hospitalização deve ser imediata. Ao suspeitar da doença, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo e relatar o contato com exposição de risco.
PREVENÇÃO E CUIDADOS
- Evite o contato com a água e a lama das enchentes ou esgoto;
- Pais e responsáveis não devem deixar as crianças nadarem nestes locais alagados;
- Após as águas baixarem, é preciso retirar a lama e desinfetar o local, lavando pisos, paredes e bancadas e desinfetando com água sanitária. Para isso, basta diluir duas xícaras de chá (400ml) do produto em um balde de 20 litros de água e deixar agir por 15 minutos;
- Ao trabalhar na limpeza de lama, entulho e esgoto use botas e luvas de borracha, e se não tiver use sacolas plásticas duplas amarradas nas mãos e nos pés;
- Não tome remédios sem orientação médica. Só o médico pode diagnosticar a doença e indicar o tratamento adequado.
Piraí do Sul