No último sábado (22), Piraí do Sul foi palco da 1ª Caminhada do Combate ao Feminicídio, um evento idealizado pelo Governo do Estado em conjunto com a OAB-PR, que ocorreu em várias cidades do Paraná. Essa data marcou os 5 anos da morte da Advogada Tatiane Spitzner, vítima de um cruel feminicídio em Guarapuava.
A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul e a Ordem dos Advogados da Subseção de Castro se uniram ao movimento, organizando a manifestação que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre homens e mulheres da comunidade e de diversas entidades. O evento recebeu apoio logístico das Polícias Civil e Militar, bem como a participação das Secretarias Municipais de Esporte e Turismo, Educação e Cultura, Assistência Social, Agropecuária e Abastecimento, Infraestrutura e a Câmara dos Vereadores.
O delegado de Piraí do Sul, Jairo Luiz Duarte de Camargo, enfatizou a gravidade da violência contra a mulher e a importância de prevenir o feminicídio. Ele ressaltou a necessidade de interromper a escalada de violência enfrentada por muitas mulheres antes que tragédias aconteçam. O delegado destacou ainda a relevância da intervenção do estado em casos de agressão, promovendo movimentos de conscientização para mostrar que é possível pôr fim aos crimes de feminicídio.
Wagner Canesso, Presidente da OAB da Subseção de Castro, também ressaltou a importância do evento, enfatizando a necessidade de combater os crimes que as mulheres sofrem diariamente. Ele agradeceu a ampla adesão da população ao movimento e parabenizou o Prefeito Henrique Carneiro por abraçar uma causa tão nobre.
Além de conscientizar a sociedade sobre o tema, a caminhada também buscou destacar os canais de denúncia disponíveis, que se mostram ferramentas poderosas no combate ao feminicídio e na construção de um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres. O delegado Jairo informou os números de contatos da Polícia Civil para denúncias: WhatsApp da delegacia (42) 3272126, telefone para denúncias anônimas (181) e o de denúncias para crimes (190).
Piraí do Sul