Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Obra é resultado de dois anos de estudos do Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas, o Gupe
A Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo, promoveu o lançamento do livro "EspeleoPiraí: patrimônio espeleológico arenítico da Escarpa Devoniana em Piraí da Serra" juntamente com o livreto infantil "Guia Para Conhecer o Mundo das Cavernas". Ambas as obras são resultados do trabalho realizado pelo Gupe (Grupo Universitário de Pesquisas Espeleológicas). O evento ocorreu no Clube Piraiense no último sábado, dia 19.
Os livros apresentam o patrimônio cultural e natural da Escarpa Devoniana, após um estudo de dois anos, que reuniu 26 pesquisadores e 16 instituições, sob a coordenação do geógrafo Henrique Pontes. As literaturas, organizadas por Pontes e Laís Massuqueto, evidenciam a grandeza desta área natural, suas características, biodiversidade, cavidades, pinturas rupestres, além da descoberta do “Abrigo das Araucárias” em Piraí, primeiro painel com representações de araucárias encontradas no Sul do Brasil.
"O que nós estamos trazendo nestes livros serve para mostrar a todos que o que temos aqui, não é apenas incrível apenas do ponto de vista do município, ou do Brasil, mas é um patrimônio em nível mundial. Nós estamos revelando estas histórias geológicas e arqueológicas e esperamos que as pessoas possam se maravilhar da mesma forma que nós nos maravilhamos", revelou Rodrigo Aguilar Guimarães, presidente do Gupe.
A secretária do Esporte e Turismo de Piraí do Sul, Maria de Lourdes dos Santos da Silva, comemorou a publicação do livro e do livreto que apresenta a pesquisa em uma linguagem acessível para as crianças. Segundo ela, as literaturas contêm um material valioso e reforçam a importância da conservação e da defesa do patrimônio natural piraiense.
“É um momento histórico. Um marco onde estamos plantando uma semente para que a nossa cidade seja ainda mais reconhecida e valorizada. Estamos abrindo as portas para que a nossa comunidade venha a conhecer, e as nossas crianças venham aprender mais sobre as nossas riquezas naturais”, disse.
.
.
.
.