Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Profissional da 3º Regional de Saúde abordou procedimentos na Atenção Primária à Saúde
Na terça-feira dia (30), foi realizado no salão nobre da Prefeitura, o treinamento do Programa de Educação Continuada que visa o atendimento de Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saúde. A principal diferença entre esses dois estados é que a Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, como hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca, enquanto a Urgência é uma prevenção de complicações no futuro, como torções, fraturas, luxações, cada um dependendo da sua gravidade.
Ao todo 13 enfermeiros participaram do treinamento de educação como forma de atualizar os profissionais de saúde, sendo essa uma das diversas atualizações realizadas para garantir um atendimento de excelência aos usuários que procuram diariamente os postos de saúde do município.
O treinamento foi ministrado pela Enfermeira Melina Lopes Lima, que possui grande experiência e diversos títulos na área de urgências e atua na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa. De acordo com a profissional, a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), é um procedimento que deve ser realizado precocemente em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR).
“Cada minuto de atraso no início da ressuscitação diminuem as chances de sucesso do procedimento, outro aspecto importante é a qualidade da manobra, que pode influenciar na sobrevivência do paciente e melhor função neurológica. Nesse sentido, os usuários da Unidade Básica de Saúde podem apresentar uma parada cardiorrespiratória e necessitar do atendimento. Diante deste contexto, a realização de treinamentos práticos de (RCP) com enfermeiros da atenção primária é de fundamental importância para qualificar a equipe e aumentar a chance de sobrevivência aos usuários do SUS”, destaca Melina.
A Secretaria Municipal de Saúde está buscando cada vez mais qualificar e aprimorar seus treinamentos e atendimentos, para oferecer sempre o melhor serviço à população.
.
.
.
.