Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
O achado arqueológico está em uma formação de arenito numa propriedade privada. As figuras representam 13 araucárias e 20 representações humanas.
A iniciativa visa promover o repasse dos resultados alcançados pelo projeto EspeleoPiraí, bem como dar início à educação patrimonial prevista no projeto.
Para o presidente do COMTUR, o empresário Emerson Sclvilzki, essa parceria entre o GUPE e o Conselho Municipal de Turismo é de extrema importância pois viabiliza a socialização das descobertas.
A descoberta arqueológica, a primeira e única (até o momento) pintura rupestre de araucárias só foi possível por conta das atividades desenvolvidas pelo GRUPO UNIVERSITÁRIO DE PESQUISAS ESPELEOLÓGICAS com o Projeto “EspeleoPiraí: patrimônio espeleológico arenítico da Escarpa Devoniana em Piraí da Serra”. O Achado em nosso município da pintura rupestre representando a árvore símbolo do Paraná aconteceu em setembro de 2021 e tem despertado interesse em outros pesquisadores.
O GUPE, foi fundado em 25 de agosto de 1985 na cidade de Ponta Grossa, Paraná. Há mais de 35 anos, realiza pesquisas, além de exploração, prospecção e topografia de cavernas e seu entorno.
Para saber mais sobre esse achado e outros resultados do GUPE é possível acessar o documentário disponível no canal do YouTube – GUPE CAVERNAS, site www.gupe.org.br ou através das redes sociais @espeleogupe.
.
.
.
.