Piraí do Sul recebeu na quinta-feira 15, nas instalações da APAE, uma oficina cheia de tradição e sabor com receitas típicas da culinária tropeira. A experiência é uma iniciativa que busca reavivar a cultura tropeira nos Campos Gerais, promovendo ações de incentivo ao desenvolvimento turístico da região com base nesta temática. O projeto tem apoio da Copel, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Paraná.
Conduzidos pela instrutora do Senac, Mariane Dahmer, os participantes colocaram a mão na massa para preparar um dos pratos típicos mais amados da cultura sulista, o feijão tropeiro, acompanhado de banana frita. O projeto envolveu pessoas da comunidade e foi totalmente gratuito.
De acordo com o Secretário de Esportes e Turismo, Tiago Mendes, o evento de gastronomia foi bastante satisfatório a todos os participantes. “As pessoas que se inscreveram para o projeto realizaram o preparo de um prato típico que mantém as características históricas e culturais da região preservando os costumes culinários. A comida tropeira foi uma atividade comercial que teve início no século XVII e que representou grande importância para a economia e desenvolvimento de espaços rurais e de pequenas cidades. Esperamos promover com as parcerias mais eventos deste porte e com essa identidade’’, destacou o Secretário.
Além de Piraí do Sul, o projeto também será promovido nos municípios de Arapoti, Jaguariaiva, Palmeira e Ortigueira.
Piraí do Sul