Nesta semana, a Prefeitura de Piraí do Sul deu início ao Programa “Vendo e Aprendendo”, com aplicação de testes de visão nas escolas da rede municipal de educação. A iniciativa visa promover avaliação oftalmológica nos alunos dos 1º e 2º anos das unidades básicas de ensino.
“O programa é uma integração entre as Secretarias de Saúde e de Educação que vai trazer para dentro da escola a possibilidade da realização do exame visual até o fornecimento de óculos”, disse o vice-prefeito Wagner Zadra que juntamente com a secretária de educação e cultura, Daniela de Mattos, e o secretário de saúde, Julio Sandrini, acompanharam de perto os exames realizados na Escola Pirahy.
Profissionais treinados da secretaria de saúde tem aplicado o “Teste de Snellen” com o objetivo de identificar precocemente distúrbios de visão nos alunos e alertar quanto à necessidade de uma consulta especializada para exames mais conclusivos. Caso haja necessidade comprovada, os óculos podem ser fornecidos pela Prefeitura.
“O programa consiste em um diagnóstico precoce de qualquer dificuldade visual. Doenças oculares quando diagnosticadas em tempo, tem um percentual de cura muito mais alto. Então o programa é muito importante para melhorar o aprendizado das crianças na escola, por estarem enxergando melhor. Por isso, ele (programa) se chama ‘Vendo e Aprendendo’, porque só quem vê direito, consegue aprender direito”, destacou o secretário Julio Sandrini.
A secretária de educação destacou a importância da criação de projetos em conjunto entre as secretarias e comemorou o início do programa. “É um avanço para a nossa educação e para todo o município. Nós só temos a agradecer que as nossas ideias têm sido implementadas, e agradecer aos professores e a todas as pessoas que ajudaram direta ou indiretamente para que isso acontecesse”, disse Daniela.
Piraí do Sul