Secretaria de Cultura e Turismo premia alunos com viagem a Museu em São Paulo

Educação - Quinta-feira, 11 de Maio de 2023


Secretaria de Cultura e Turismo premia alunos com viagem a Museu em São Paulo

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo presenteou na sexta-feira dia (5), os alunos vencedores do concurso Cultural, “Bicentenário da Independência”, com uma visita ao Museu do Ipiranga e o Parque Ibirapuera em São Paulo. O concurso que foi formado por uma Comissão de Professores da rede pública e particular, juntou a comunidade escolar visando várias categorias sobre o tema, como desenhos, redação e vídeos, que foi avaliado por um profissional audiovisual. A participação no concurso teve cinco escolas inscritas, alunos do ensino fundamental, ensino médio e Apae. 

Após 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga foi reaberto celebrando o Bicentenário da Independência do Brasil. O edifício histórico é um monumento à Proclamação da República, um espaço da memória Brasileira, além de possuir um riquíssimo acervo cultural. Durante a visita as crianças ainda puderam conhecer várias arquiteturas à exposição, além de temas para entender o Museu, como, a exposição “Uma História do Brasil”, “Passados Imaginados”, “Territórios em Disputa”, exposição “Moedas e Medalhas”, exposição “A Cidade Vista de Cima”, juntamente com o Mirante do Ipiranga, o jardim francês inspirado Palácio de Versalhes, o Monumento à Independência criado em 1922, e a Cripta Imperial, que guarda os restos mortais da família imperial. 

Ao longo das exposições também foi possível ver obras de Benedito Calixto, Oscar Pereira da Silva, Almeida Junior, Guilherme Gaensly, Antônio de Souza Lobo, entre outros artistas que estão nos livros escolares. A visita ao museu do Ipiranga com alunos, passa por uma grande imersão em uma aula de história. 

 

Prefeitura Municipal


Piraí do Sul