Secretaria Municipal de Saúde promove dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação

Saúde - Terça-feira, 11 de Abril de 2023


Secretaria Municipal de Saúde promove dia D de Vacinação contra a Gripe e Multivacinação

A Secretaria Municipal da Saúde promove neste sábado (15), o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação com foco principal na influenza. Nesse dia o Centro Municipal de Vacinação abrirá suas portas para atender a população no período das 9h às 16h.

A meta de cobertura vacinal é de 90% de cada um dos grupos prioritários. A estimativa é vacinar em média 7.000 pessoas aptas a serem vacinadas.

Estratégia de intensificação das ações de rotina, o dia de mobilização é importante para ampliar a proteção da população preconizada com a vacina da gripe e para ampliar a proteção das crianças contra outras doenças. Nesse dia, as crianças, na faixa etária preconizada, podem receber a vacina da Influenza e outros imunobiológicos do calendário vacinal que estiverem em atraso, aproveitando a oportunidade para atualizar as carteirinhas de vacina.

“O Dia D facilita o acesso à vacina para as pessoas que não conseguem comparecer às unidades de saúde durante a semana”, explica o Secretário Municipal de Saúde Julio Sandrini. “A facilidade de transmissão das doenças virais é preocupante, por isso se torna fundamental garantir o maior número de vacinados para que o bloqueio da circulação dos vírus seja de fato efetivo”.

A queda nas coberturas vacinais, devido à pandemia da Covid-19, a liberação de viagens dentro do país e no exterior e maior contato entre a população, podem propiciar a transmissão do vírus da gripe entre outros.

GRIPE – Para a vacinação da Influenza, além dos idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, a vacinação foi ampliada para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

De acordo com a enfermeira Francine Sandrini da Silva, coordenadora do Centro Municipal de Vacinação, “a vacina contra a Influenza minimiza a carga viral e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas da pessoa imunizada, além disso diminui a demanda de pacientes nos serviços de saúde.”

“O nosso esforço para aumentar o índice de pessoas vacinadas é diário, estamos preparados para alcançar o maior número de pessoas. Precisamos aumentar a cobertura vacinal no Município, este é o nosso desafio”, destaca a enfermeira Jéssica Moura, coordenadora da Atenção Primária em Saúde no município.

A Influenza é uma infecção respiratória aguda, de alta transmissibilidade e os sintomas mais comuns são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, coriza, tosse seca e dores de cabeça, de garganta e no corpo. As medidas de prevenção, além da vacina, são a frequente higienização das mãos; cobrir nariz e boca com a dobra do braço quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal; e manter os ambientes ventilados.

“Pedimos que a população alvo compareça ao Centro de Vacinação para receber a dose da vacina contra a gripe e atualizar a carteirinha de vacinas. Esse imunizante faz parte do calendário anual de rotina e para essa campanha de 2023 já está atualizado contra a nova cepa da influenza”, destacou o Secretário Municipal de Saúde.

Prefeitura Municipal


Piraí do Sul