O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Piraí do Sul, sábado, 22 de fevereiro de 2025
(42) 3179-0100
Atendimento: 08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h
Idioma
Português
English
Español
Francese
Deutsch
Italiano
Notícias por Categoria
Evento reúne educadores, familiares e especialistas para discutir inclusão e boas práticas no ensino
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Cooperativa Sicredi Campos Gerais, realizou no dia 7, no Clube Piraiense, a retomada do Programa União Faz a Vida, trazendo uma palestra especial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento foi conduzido pelo renomado escritor e palestrante Marcos Petry, que compartilhou sua vivência como autista e trouxe reflexões sobre inclusão e conscientização.
A iniciativa reuniu professores, assistentes educacionais, atendentes terapêuticos e familiares de crianças com TEA, além de contar com a presença do Prefeito Henrique de Oliveira Carneiro e demais autoridades locais.
Durante a palestra, Marcos Petry abordou de forma acessível e envolvente as características do autismo e as melhores práticas para inclusão escolar e social. Sua fala trouxe esclarecimentos sobre como tornar os espaços mais acolhedores para pessoas autistas, promovendo uma sociedade mais empática e preparada para lidar com as diferentes manifestações do TEA.
O evento também teve a participação especial da mãe do palestrante, Arlete Petry, que compartilhou os desafios e conquistas de criar um filho autista, proporcionando um olhar sensível e inspirador para os participantes.
A Secretária de Educação e Cultura, Daniela de Mattos Ribas, destacou a relevância do evento para a comunidade escolar e para a construção de um ambiente mais inclusivo.
“Acreditamos que momentos como esse são essenciais para ampliar o conhecimento, fortalecer o respeito e garantir a inclusão das pessoas com TEA em nossa sociedade. Este encontro certamente ficará marcado como um passo importante em direção a uma educação mais acolhedora e acessível a todos”, afirmou.
A palestra reforçou a importância da colaboração entre famílias, educadores e profissionais da área, destacando estratégias pedagógicas individualizadas e o papel fundamental da escola na inclusão de crianças com TEA. O evento foi um marco para Piraí do Sul, reafirmando o compromisso da administração municipal com a educação inclusiva e a valorização da diversidade.
Fique por dentro dos índices - ver todas
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h
Versão do sistema: 2.0.0 - 21/02/2025
Portal atualizado em: 21/02/2025 15:59:34