Saúde - Sexta-feira, 28 de Junho de 2024

Prefeitura de Piraí do Sul fortalece ações de Saúde Bucal com o Programa Saúde na Escola

Programa tem o objetivo de educar as crianças sobre a prevenção de doenças e a manutenção de bons hábitos de higiene bucal

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Piraí do Sul vem desenvolvendo nas escolas da rede básica de ensino diversas ações para conscientizar os alunos sobre a importância da higiene bucal. O Programa Saúde na Escola tem como objetivo educar as crianças sobre a prevenção de doenças e a manutenção de hábitos saudáveis, incluindo a higiene bucal.

O programa é desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação. Durante as atividades de conscientização, as crianças aprendem técnicas corretas de escovação e prevenção de cáries e outras doenças bucais. Um dos pontos altos do programa é a apresentação de um teatro com a presença de um dentista da Unidade Básica de Saúde da área onde está localizada a escola, que ensina de forma lúdica a importância da higiene bucal adequada.

Para as atividades práticas, foram fornecidas cartilhas educativas e materiais de higiene bucal (creme dental, escova de dentes e fio dental) com o objetivo de incentivar as crianças a manter hábitos saudáveis. "Nosso objetivo é ensinar e estimular as crianças a escovar os dentes corretamente, ajudando a reduzir a incidência de cáries e outras doenças bucais que podem levar aos mais diversos problemas bucais no futuro", afirmou o secretário de saúde, Julio Sandrini.

Ele acrescenta que, com a prática regular da escovação e o bochecho semanal com flúor nas escolas, o número de crianças com lesões de cárie dental tem diminuído significativamente. "Isso também reduz a necessidade de procedimentos mais invasivos, como tratamento de canal e extração", completa.

O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, destacou a relevância do programa. “Ao ensinar técnicas corretas de escovação e prevenção de cáries de forma lúdica e interativa, estamos promovendo hábitos saudáveis que acompanharão nossos alunos por toda a vida”, finaliza.