Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Iniciativa vai realizar testes de visão nos alunos dos 1º e 2º anos e fornecer óculos às crianças que necessitarem
Para promover a saúde visual e garantir o bem-estar dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Piraí do Sul lançou o Programa “Vendo e Aprendendo”, uma iniciativa que pretende realizar avaliação oftalmológica nos alunos dos 1º e 2º anos das unidades básicas de ensino e fornecer óculos às crianças que necessitarem.
As diretrizes do programa foram apresentadas à comunidade no último dia 10 de junho em evento realizado no Clube Piraiense e será desenvolvido pelas Secretarias de Saúde e de Educação.
O projeto consiste na realização de exame de acuidade visual nas crianças, onde será aplicado o “Teste de Snellen” dentro do ambiente escolar. Os estudantes que forem diagnosticados com problemas oculares serão encaminhados ao oftalmologista para avaliação e exames mais conclusivos. Caso haja necessidade comprovada da confecção de óculos, este será disponibilizado pela Secretaria de Saúde.
Os critérios para encaminhamento ao oftalmologista são divididos em duas categorias: prioritário e regular.
> Prioritário:
- Trauma ocular recente.
- Acuidade visual inferior a 0,1 (20/200) em qualquer dos olhos.
- Quadro agudo (olho vermelho, dor, secreção abundante, dentre outros sinais e sintomas).
> Regular:
- Estrabismo.
- Acuidade visual igual ou superior a 0,7 (20/30) em qualquer olho.
- Diferença de duas linhas ou mais entre a acuidade visual dos olhos.
- Outros sintomas oculares (prurido, lacrimejamento).
A visão é um dos sentidos mais importantes e complexos do corpo humano, responsável pela maioria das informações processadas no cérebro. Nas crianças, tem papel fundamental por sua influência na comunicação e percepção. A baixa acuidade visual é um dos fatores que pode afetar desempenho dos alunos ao dificultar a leitura, a atenção, a concentração e a confiança, prejudicando o aprendizado.
“A dificuldade de aprendizado pode estar relacionada a problemas na visão. Muitas crianças possuem problemas de visão porque não são diagnosticadas. Então, os testes são necessários para promover a qualidade de vida e evitar que os alunos desenvolvam problemas mais sérios no futuro. Nosso objetivo é identificar precocemente qualquer dificuldade visual e proporcionar o tratamento adequado, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de alcançar seu pleno potencial”, disse o secretário de saúde Julio Sandrini.
A secretaria de Educação Daniela Matos, enfatiza que o programa representa um grande avanço para a rede municipal de ensino. “Ao cuidar da saúde visual dos nossos alunos, estamos não apenas melhorando sua qualidade de vida, mas também contribuindo diretamente para um melhor desempenho escolar. A parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação é fundamental para o sucesso deste projeto, que coloca a saúde e o bem-estar dos nossos estudantes em primeiro lugar”, explica.
“Uma boa saúde visual é fundamental para o desenvolvimento educacional e social dos nossos alunos. Com esta iniciativa, reafirmamos nosso compromisso em cuidar das nossas crianças, garantindo que elas tenham todas as condições necessárias para aprender e crescer de forma saudável. A parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação mostra que, juntos, conseguimos construir um ambiente melhor para todos”, destacou o prefeito Henrique Carneiro.
.
.
.
.