Agricultura - Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023

Contagem Regressiva: Prefeitura Municipal finaliza preparativos para o lançamento do Programa “Feira Verde Piraí”

Com o programa, a população pode trocar o material reciclável por frutas, verduras e legumes

AMANHÃ (31),  a Prefeitura Municipal lança o Programa "Feira Verde Piraí". A equipe da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento prepara os últimos detalhes para receber a população neste importante programa que tem como pilares a reciclagem e a sustentabilidade.

As primeiras coletas iniciarão às 9h30 no Alto da XV, em frente ao Cmei Cecília Born Alves e às 14h30 no Campo de Futebol da Vila Dalcol.

O que é o Programa Feira Verde Piraí?
Com o programa, a população poderá trocar o material reciclável (papel, papelão, vidro, metais, isopor, entre outros) por frutas, legumes, verduras e demais alimentos produzidos através da agricultura familiar.

Para participar, o cidadão deve levar o material reciclável ao ponto de troca, recebendo uma quantidade de produtos hortifrutigranjeiros. A cada 4 quilos de reciclado a pessoa receberá 1 quilo de alimento.

A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento destaca que o material deve ser entregue limpo, sem resíduos, e se possível separado por tipo. Cada pessoa poderá trocar um volume máximo de 40 quilos de reciclável. Outro fato importante é que o munícipe precisará levar o próprio recipiente (sacola ou caixa, por exemplo) no momento em que for receber seus alimentos.

O programa tem três bases principais: preservação do meio ambiente para evitar que o lixo seja lançado de forma irregular na natureza; - incentivo a uma alimentação de qualidade, dando à comunidade o acesso a um alimento saudável; e o fomento da economia, pois incentiva as atividades dos produtores rurais da agricultura familiar do município.

“Acredito firmemente que o programa "Feira Verde Piraí" é um passo importante em direção a um futuro mais sustentável, saudável e próspero para nossa querida Piraí. É uma prova do nosso compromisso contínuo em construir uma comunidade mais resiliente e consciente. Agradeço novamente a todos os envolvidos por tornarem este programa uma realidade”, afirmou o prefeito Henrique Carneiro.

MAIS INFORMAÇÕES:

>> Quais materiais podem ser trocados?

- Metais (latas, panelas, alumínio, etc);

- Plásticos (Plásticos finos, garrafas pet, etc);

- Vidros (garrafas, vidros de conserva, etc);

- Papel e papelão;

- Isopor e Caixa de Leite (longa vida).

>>Como o material reciclável deverá ser entregue?

O reciclável será entregue limpo, sem resíduos e se possível, separado por tipo. A pessoa que entregar com esse capricho, será premiada com um brinde (maço de cheiro verde, maço de espinafre, alface), a título de incentivo. Independente do volume de reciclável entregue.

>> Acondicionamento dos alimentos

Os munícipes deverão levar o seu próprio recipiente (sacola, caixa) para receber os alimentos.

Calendário de Eventos:

>> Dia 31/08