.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Saúde - Sábado, 29 de Julho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Unidades Básicas de Saúde de Piraí do Sul ampliam atendimento com exames preventivos durante finais de semana e período noturno

Ação acolhedora beneficia população com restrições de horário durante a semana e reforça integralidade da assistência à saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul promoveu uma iniciativa no último final de semana, dia (29), oferecendo coleta de Citopatológico, exames preventivos e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Essa abordagem especial de atendimento, especialmente voltada para a população feminina que trabalha em horários comerciais durante a semana, demonstrou o compromisso em assegurar a integralidade da assistência à saúde, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, e proporcionar à comunidade acesso a esses importantes exames preventivos.

 

Os atendimentos foram disponibilizados em dois locais: na quinta-feira (27), na UBS Thereza Vianna Silva, situada na rua Honório Muller, com coletas realizadas até às 20h; e no sábado na UBS Dr. Jorge Elizário Miguel, localizada na Rua João Maria de Queiroz, com atendimento até às 16h.

 

Para a enfermeira Jéssica Moura, Coordenadora de Atenção Primária de Saúde, a Secretaria está em constante busca pelo bem estar da sua população, desta forma buscando sempre alternativas que facilitem o acesso de todos aos serviços de saúde. 

 

Ao expandir o horário de atendimento para incluir finais de semana e o período noturno, a Secretaria de Saúde busca acolher os mais diversos grupos da população piraiense, garantindo a realização de exames preventivos e testes rápidos de forma acessível e adequado. Essa ação é parte integrante da missão da Secretaria em oferecer um cuidado abrangente e igualitário a todos os cidadãos.

 

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, destaca a importância desses atendimentos, “o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no Brasil e a quarta causa de morte de mulheres. A doença é provocada pela infecção persistente por alguns tipos do papilomavírus humano (HPV), que são sexualmente transmissíveis e causam alterações celulares que podem evoluir para o câncer”. Essas alterações são descobertas facilmente no Papanicolau e curáveis na maioria dos casos, por isso, é tão importante a realização periódica do exame preventivo”, finaliza o Secretário.

 

Vale destacar que os atendimentos regulares das (UBS), ocorrem durante a semana, das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00h. No entanto, a ampliação dos horários para os finais de semana e o período noturno representa um avanço significativo no acesso aos serviços de saúde, demonstrando o comprometimento em atender às necessidades específicas da comunidade.

 

Com essa iniciativa, a Secretaria de Saúde de Piraí do Sul reforça sua dedicação em tornar a saúde mais inclusiva e acessível a todos os cidadãos, superando barreiras e promovendo o bem-estar da população.

 

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

412 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.