.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Assistência Social - Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria Municipal da Assistência Social promove Capacitação para Proteção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento enfatiza a criação de uma rede sólida de proteção educativa e socioassistencial


A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou um relevante curso de capacitação nos dias 18, 19 e 20 de julho no Rotary Club. O evento teve como público-alvo os funcionários da Secretaria de Assistência Social, professores municipais e estaduais, bem como outros atores da Rede de Proteção da sociedade.

 

Uma das palestras ministradas durante a capacitação foi conduzida por Simone Sanson e Silva, renomada psicóloga da cidade de Ponta Grossa, especialista em psicologia jurídica. Ela auxiliou na capacitação da rede, abordando fundamentos teóricos e técnicos sobre diversos tipos de violência, destacando seu impacto na pessoa, na família e na comunidade.

 

Durante o evento, foram discutidos os diferentes tipos de violência, como física, psicológica, sexual, institucional, entre outras correlativas, bem como os sinais e sintomas relacionados a essas situações. Também foram abordados aspectos do desenvolvimento físico, psíquico, social e emocional de crianças, adolescentes e outras vítimas ou testemunhas de violência, com base em parâmetros de comportamentos típicos e atípicos.

 

Simone enfatizou a importância da estruturação do Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social, com a criação de uma comissão para atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes em Piraí do Sul. Essa comissão trabalhará na elaboração, planejamento e fiscalização de um fluxo de rede de atenção, cuidado e proteção, estabelecido e pactuado entre os diferentes segmentos de redes de saúde, educação, assistência e segurança.

 

Maria Lucia da Silva Godoi, Secretária de Assistência Social, destacou a relevância dessas ações, ressaltando que a capacitação fortalece e constrói uma rede atuante, com foco em ações para proteger crianças e adolescentes, “essa capitação para os atores da política da assistência, para o fortalecimento e construção de uma rede atuante, onde o foco principal foi elencar ações em relação aos encaminhamentos que são necessários para que a criança e adolescentes sejam protegidos”.

 

A elaboração do fluxo da rede de atenção, cuidado e proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência seguirá as diretrizes da Lei 13.431/2017, com garantia da Escuta Protegida.

328 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.