Agricultura - Terça-feira, 11 de Julho de 2023

2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional em Piraí do Sul

Prefeitura Municipal e Secretaria de Agropecuária e Abastecimento discutem melhorias na qualidade alimentar

A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional foi realizada em Piraí do Sul, organizada pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento. O evento ocorreu no Clube Piraiense na terça-feira, dia 11, com a participação de mais de 60 pessoas representando diversos setores da sociedade.
Com o tema "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", a conferência teve como objetivo reunir pessoas de diferentes áreas para discutir ideias e propor ações relacionadas à produção de alimentos saudáveis, aumento na produção, melhoria na qualidade e garantia de nutrição adequada.

Luciano Solek, Secretário Municipal de Agropecuária e Abastecimento, enfatizou a importância da "Comida de Verdade" durante o evento, destacando a necessidade de evitar alimentos industrializados e promover opções nutritivas. Ele ressaltou o papel da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis e mencionou os esforços do município para apoiar e incentivar os pequenos agricultores.
Além das discussões e palestras sobre alimentação familiar, foram escolhidos 12 membros para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). Esse conselho será responsável por debater e desenvolver políticas públicas voltadas para a melhoria da segurança alimentar e nutricional da comunidade.

De acordo com o Prefeito Henrique Carneiro ao abordar o tema "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", enfatizamos a importância de promover uma alimentação saudável e sustentável, evitando alimentos industrializados e incentivando a valorização dos alimentos produzidos localmente.

Além disso, durante a conferência, o prefeito anunciou com entusiasmo o Programa Feira Verde Piraí, que em breve será laçado no município. Essa iniciativa proporcionará a troca de materiais recicláveis por produtos frescos fornecidos pelos nossos pequenos produtores locais, promovendo a sustentabilidade ambiental e a valorização da agricultura familiar.
Destaca-se também a importância da assistência técnica fornecida pela Secretaria Municipal de Agropecuária e pelo IDR Paraná, que desempenham um papel fundamental na garantia de uma produção limpa e sustentável. Além disso, o município conta com uma Cooperativa e uma Associação formadas por pequenos agricultores rurais, que fornecem produtos saudáveis para a merenda escolar municipal e estadual, e em breve também irão fornecer para o Programa Feira Verde Piraí.

As propostas discutidas nos diversos eixos durante a conferência serão valorizadas e integradas ao Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Esse plano tem como objetivo avaliar a situação de vulnerabilidade nutricional da população e implementar políticas públicas eficientes para melhorar a segurança alimentar e nutricional do município.