Assistência Social - Quinta-feira, 06 de Julho de 2023

13ª Conferência Municipal de Assistência Social define reconstrução do (SUAS)

Sistema Único de Assistência Social visa avanços e ampliação do programa

No dia 6 de julho, o Rotary Club de Piraí do Sul sediou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, onde representantes da sociedade civil, gestores públicos e profissionais da área se reuniram para discutir a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento teve como objetivo analisar o cenário atual do SUAS no município, identificar avanços, desafios e perspectivas futuras.

Durante a conferência, foram abordados diversos aspectos relacionados à assistência social, incluindo a qualificação dos serviços, ampliação do acesso, garantia dos direitos sociais e participação popular. Os participantes assistiram a palestras e formaram grupos de trabalho para discutir temas como a gestão do SUAS, integração com outras políticas sociais, valorização dos profissionais da área e a importância da participação da comunidade na construção de políticas públicas efetivas.
Ficou evidente a necessidade de reconstruir o SUAS, fortalecendo seus pilares e ampliando sua capacidade de atendimento. Também foi destacada a importância de uma assistência social inclusiva, que respeite a diversidade da população e garanta acesso equânime e sem discriminação aos serviços e benefícios. A avaliação dos usuários do SUAS também foi enfatizada.

Maria Lucia da Silva Godoi, Secretária de Assistência Social, ressaltou que a conferência foi um momento importante para discutir a política de assistência, com ênfase no SUAS. As propostas elaboradas durante o evento serão encaminhadas aos governos federal, estadual e municipal por meio das conferências regionais.
Além disso, a construção do novo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Jardim Benevenuto Dalcol foi destacada como uma conquista para a população e os trabalhadores do SUAS. A secretária mencionou o empenho do Prefeito Henrique Carneiro em buscar recursos para essa nova instalação, que beneficiará as famílias da região.
Ao final da conferência, foram elaboradas propostas e recomendações que serão encaminhadas aos órgãos competentes, visando a formulação de políticas públicas mais alinhadas às necessidades da população e a construção de um SUAS mais efetivo e inclusivo.
A participação ativa da sociedade civil e o engajamento dos profissionais foram fundamentais para o sucesso da 13ª Conferência Municipal em Piraí do Sul. Esse evento reafirmou o compromisso da cidade em promover uma assistência social de qualidade e voltada para a garantia dos direitos sociais de todos os cidadãos.
Foram eleitos 12 Conselheiros Municipais de Assistência Social, representando diferentes setores, incluindo OSC (APAE), OSC APMI/CIM e trabalhadores do SUAS. Essa diversidade de conselheiros contribuirá para a representatividade e o envolvimento de diversos grupos na busca por soluções para os desafios enfrentados na área.

Titular: Ana Maria Oliveira Cruz - Suplente: Marcelo Alves Ribeiro - Titular: Glaciela Aparecida da Silva - Suplente: Joana Dar Carneiro de Lima.
De OSC (APAE): Titular: Andreia Aparecida de Oliveira Ramos - Suplente: Ceni Mainardes - de OSC APMI/CIM Titular: Zeneide de Oliveira - Suplente: Maria de Fátima Skora.
Do segmento de trabalhadores do (SUAS) - Titular: Jodielson de Souza Ferraz - Suplente: Lia Mara Carneiro - Titular: Sandra Mara dos Santos de Lima - Suplente: Carina Dalcol Leite.