Saúde - Terça-feira, 09 de Maio de 2023

Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Santo Antônio promovem Ação do Dia Mundial de Higiene das Mãos

Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), data destaca a campanha de 2023: “Acelere a ação conjunta: Salve Vidas – Higienize suas Mãos”

Todos os anos, a correta higiene das mãos salva milhões de vida. Por esse motivo, a OMS estabeleceu a data de 5 de maio como o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Na sexta-feira (5) em comemoração o Dia Mundial da Higiene das Mãos, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do Hospital Municipal Santo Antônio realizou uma ação de conscientização sobre a importância da higiene das mãos.

O principal objetivo da ação foi envolver os profissionais de saúde, entidades parceiras e sociedade de um modo geral em torno das atividades para potencializar a higiene das mãos como forma de acelerar a redução de riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Para Coordenadora da CCIH, enfermeira Joseane Kremer, “o simples gesto de lavar as mãos, quando feito de maneira correta, evita a transmissão de vírus, doenças parasitárias e bacterianas”.

Participaram da ação mais de 50 pessoas que assistiram palestras com inúmeras instruções sobre o tema. Buscou-se junto as equipes aumentar a adesão à correta higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo tanto os pacientes quantos os profissionais contra infecções, sendo a principal estratégia para a prevenção das contaminações relacionadas a assistência à saúde. Após as palestras foi realizada uma confraternização com distribuição de folders com ilustrações informativas sobre os cuidados com a higiene das mãos.

De acordo com a OMS, a higiene das mãos salva milhões de vidas a cada ano quando bem realizada, no momento oportuno e da maneira correta durante a atenção ao paciente.

“É neste contexto da necessidade de salvar vidas que essa atividade foi desenvolvida, chamando a atenção dos profissionais e de toda a sociedade para terem sempre boas práticas na higienização das mãos” comentou a Coordenadora de Enfermagem do Hospital Municipal Santo Antônio, Gracieli Wolts Joanico.

As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam milhões de pessoas em todo o mundo e impactam de forma significativa os pacientes e os serviços de saúde. Em países em desenvolvimento como o Brasil, essas infecções representam mais de 25% das internações hospitalares.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, informou que essas ações fazem parte das atividades da programação anual de educação continuada da Secretaria Municipal de Saúde dentro da temática saúde e segurança do trabalhador e de políticas de valoração do servidor dentro da Política Municipal de Humanização.

Para mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde – Praça Caetano Munhoz da Rocha, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11:30h e das 13h às 17h ou pelo telefone: (42) 3237-8700.