Saúde - Sábado, 29 de Abril de 2023

Vacinação contra Gripe e a Covid-19 segue até dia 31 de maio em Piraí do Sul

A meta é vacinar 9.000 pessoas até o final da campanha

Vacinação contra Gripe e a Covid-19 segue até dia 31 de maio em Piraí do Sul

A Prefeitura de Piraí do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com a vacinação contra a gripe no Centro Municipal de Vacinação, na Unidade Básica de Saúde Marcos Daniel Zanelo Milléo e nos diversos bairros da área rural. Todos os grupos prioritários podem receber o imunizante. Em Piraí do Sul, o público-alvo da campanha é de 9.000 pessoas.

Fazem parte da campanha crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 60 anos. Além destes, também serão vacinados os povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Todos os que pertencem aos grupos podem receber a dose gratuitamente. A vacina é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sendo composta pelo virus H1N1 (Sydney). H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). Ela é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). em dose única, exceto para as crianças menores de nove anos que nunca receberam a vacina da gripe. Para elas serão ofertadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.

Diferente dos anos anteriores, a campanha será em uma só etapa, com todos os diferentes grupos elencados, simultaneamente, pelo critério do Programa Nacional de Imunizações.

O Sr. José Alfredo, que faz parte do grupo de pessoas com comorbidades, contou que a proteção com a dose já garantiu vários anos sem gripes ou resfriados. "Sempre tomei a vacina e não me lembro, desde que comecei a receber essa vacina, de ter pego uma gripe forte. É muito importante tomar a vacina", enfatizou.

Durante o lançamento da campanha de vacinação, o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, destacou a efetividade da vacina. "A campanha é nacional e já se encontra em desenvolvimento no município desde o início do mês de abril, utilizando a ocasião da vacinação de alguns grupos com a dose bivalente contra a Covid-19, assim aproveitamos a oportunidade para dobrar a proteção. Fora isso, com a mudança do clima nesse início de outono, aumenta a suscetibilidade às doenças respiratórias e não queremos que se desenvolvam para formas graves", disse.

"Todas as pessoas elencadas nesses grupos podem procurar a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde tem encaminhado regularmente as doses do imunizante e em breve receberemos mais um novo quantitativo. Estamos esperançosos de que a campanha seja um sucesso, com a adesão de todos os piraienses", acrescentou o secretário.

Jéssica Moura é enfermeira e recebeu a dose contra a Influenza e também a bivalente contra a Covid-19. Em um braço a vacina da gripe e no outro a bivalente. Como profissional de saúde, faz parte dos dois grupos prioritários. "Recomendo as duas doses, assim estaremos mais protegidos. Quem está nesses grupos deve tomar as vacinas, A proteção é fundamental e evita que as doenças se desenvolvam para formas mais graves", recomendou a profissional de saúde.

VIRUS- A Influenza é uma infecção viral considerada uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.

Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito, ocorrendo com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, afirma que o excelente resultado da vacinação no Dia D só foi possível graças à dedicação, num trabalho incansável, de uma equipe capacitada para imunizar tão grande quantidade de pessoas em um único dia.

VACINA BIVALENTE - a Prefeitura de Piraí do Sul ampliou, na última semana, o público que pode receber o imunizante bivalente contra Covid-19. Não há necessidade de intervalo entre vacina contra Covid-19 e outras vacinas.

Para se vacinar, é necessário apresentar CPF, documento pessoal com foto, documento atualizado para comprovação do grupo a que pertence e carteirinha de vacinação.