.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Saúde - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

1.º Simpósio Municipal sobre o Autismo trouxe destaque para o tema

2 de abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo


A Prefeitura de Piraí do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira (4) o 1.º Simpósio Municipal: Dialogando sobre o Autismo. 

Esse simpósio trouxe uma proposta de interação entre pais, equipe de saúde, equipe pedagógica e sociedade com objetivo de transmitir conhecimento, compreender o outro e direcionar a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que comemorou seu dia Mundial de Conscientização no último domingo, dia 2 de abril.

No Brasil estima-se que existam aproximadamente 2 milhões de autistas, onde pouco mais da metade encontra-se sem diagnóstico. Ou seja, mais 1 milhão de autistas não foram identificados ainda. Essa estimativa foi mencionada no ano de 2019 e de lá para cá, já se passaram 4 anos. 

Segundo o Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos 1 a cada 36 crianças de 8 anos são autistas, ou seja, 2,8% da população.

O dia 2 de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o dia mundial da conscientização do Autismo, por isso, o olhar nessa data deve se voltar as crianças que precisam de tratamento especializado e muitas vezes passam despercebidas pela sociedade. 

Na definição cientifica: O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits de comunicação e interação social, além de padrões de comportamento repetitivos e estereotipados, podendo apresentar inclusive repertório restrito de interesse. Variando em graus. 

Para quem convive com um autista a definição não é meramente científica, o que permite afirmar que o Autismo é apenas uma maneira diferente de ver o mundo com um jeito único de ser, cada um com sua especificidade, com suas características e potencialidades. 

Clarissa Fernanda Belkeman, fonoaudióloga, Alana Krubniki, médica pediatra e Jéssica Moura, enfermeira, foram as expositoras do tema durante o Simpósio. Com a mediação do Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, foram apresentados e debatidos diversos aspectos do espectro autista.

Com a participação de 145 pessoas entre pais e familiares de autistas, técnicos e profissionais envolvidos diretamente no tratamento do espectro autista, o evento foi considerado acima das expectativas pelos organizadores.

“Organizamos tudo com muito  carinho e atenção para que tudo transcorresse da melhor forma possível, porém foi muito além”, comemorou Johanna Ruppert Krubniki, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde.

O Vice-prefeito Wagner Zadra participou da abertura do evento e declarou: “nossa gestão deseja muitas conquistas aos autistas e familiares e enfatizamos que essa luta inclusiva também é nossa. A melhoria da qualidade de vida de todos os piraiense é a nossa maior bandeira”.

Para Clarissa Belkeman, o evento foi um sucesso e atingiu todos os seus objetivos. “Hoje e todos os dias, direcionamos a sociedade que nosso desejo não é mudarmos a forma dos filhos/pacientes/alunos verem o mundo, mas é mudar a forma com que o mundo vê o autismo” evidenciou a fonoaudióloga. 

A pediatra Alana Krubniki, enalteceu em sua fala que “nossa luta hoje é com você pai/mãe, familiar e profissionais, nossa luta é direcionada a você que diariamente enfrenta barreiras e as rompe buscando atingir o ápice do desenvolvimento infantil”. 

Jéssica Moura, em sua apresentação destacou que naquele momento ocupava a posição de mãe de autista e não de profissional de saúde. “Ser profissional de saúde não facilita o enfrentamento do diagnóstico quando envolve um filho. Porém, a aceitação faz com que a busca pelas terapias adequadas traz os melhores resultados e cada nova conquista vem o estímulo e a certeza de estar no caminho certo. A você, pai/mãe, familiar que se encontra vivenciando uma batalha, lembre-se que a partir dos desafios vem a chance de vencer”. 

Para o Secretário Municipal de Saúde, pouco ou nada se conhece sobre os autistas e isso os coloca numa posição de invisibilidade, fato esse inaceitável nos dias de hoje onde a informação está em todos os cantos e acessível de inúmeras formas. “Hoje, trago muita alegria na minha voz que se volta, nesse simpósio, em prol da conscientização do Autismo e com isso a minha fala vai para a sociedade como um todo. Nessa luta, a vitória é de todos”. 

O Secretário ainda aproveitou o momento para agradecer, “muito obrigado à Equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Piraí do Sul que tanto trabalhou e se empenhou durante semanas para que esse Simpósio acontecesse”, finalizou.

521 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.