Saúde - Terça-feira, 21 de Março de 2023

Prefeitura inaugura nova Unidade Básica de Saúde

A UBS Rodnei Kalil Abrão Jayme será referência para moradores da área rural

A Prefeitura de Piraí do Sul inaugurou na tarde desta sexta-feira (17) uma nova Unidade Básica de Saúde – UBS que atenderá de forma referencial, na área urbana, a população residente na área rural do município, o que corresponde a mais de 7 mil pessoas.

Na solenidade estiveram presentes, familiares do homenageado, secretários, autoridades, servidores municipais e a comunidade.

Entre os serviços oferecidos à essa população na UBS estão inclusos pronto atendimento, enfermagem geral, consultas médicas, atendimento odontológico, entre outros serviços. A UBS fica localizada na Avenida Bernardo Barbosa Milléo, 41, centro e funciona de segunda aa sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

Durante a inauguração da UBS, ato simbólico de entrega da obra para a comunidade, o Prefeito Henrique Carneiro disse que essa obra é resultado do árduo trabalho da atual administração em prol da comunidade e desejou que todos os moradores da área rural do município que serão atendidos nessa UBS se sintam acolhidos e que usufruam deste belo e moderno equipamento de saúde. “Sou otimista e nosso sonho é chegar a 100% de cobertura do atendimento pela Estratégia Saúde da Família em Piraí do Sul. Temos investido muito na Saúde, mas ainda precisamos investir muito mais”, destacou o Prefeito.

A representante do Conselho Municipal de Saúde, Marinalva Rosalina Peralta Farias, comemorou a inauguração da UBS. “Com a entrega desta unidade damos mais um passo na estruturação da política pública de saúde. Temos ciência das dificuldades para alocação de recursos de investimento pelo município, mas isso não nos desanima, esta gestão tem mostrado que quando se tem vontade de realizar as coisas acontecem. A luta por uma saúde pública de qualidade no município será constante”, declarou a conselheira.

Para a enfermeira Jéssica Moura, Coordenadora de Atenção Primária à Saúde, a nova UBS vai oferecer melhores condições de trabalho para as Equipes de Saúde da Família e também para a população, proporcionando maior conforto, segurança e acessibilidade aos usuários desse serviço de saúde.

A moradora da área de Piraí Mirim, Karol Machado, agradeceu a dedicação e o empenho do Prefeito na entrega da UBS. “Esse é um grande dia para todos nós, moradores da área rural do município de Piraí do Sul. Um dos nossos maiores sonhos foi realizado. Em nome de toda a comunidade da área rural, agradeço ao Prefeito Henrique que além de sempre receber a comunidade com carinho, é um Prefeito que resolve”, ressaltou.

Estrutura

Essa UBS conta três Equipes de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, dentista, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde. A estrutura física do prédio conta com ampla sala de espera, banheiros adaptados, consultórios médicos, de enfermagem e odontológico, sala de observação, triagem, recepção e demais espaços necessários. A UBS é toda informatizada, ligada ao sistema de gestão da Secretaria Municipal de Saúde.

O custo da obra, realizada com recursos próprios, foi de R$ 516.000,00 e levou pouco mais de um ano para ser concluída.

Homenagem

No ato de inauguração o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, fez uma breve explanação sobre a escolha do nome da unidade em homenagem ao ex-prefeito Rodnei Kalil Abrão Jayme, um exemplo de simplicidade e honestidade, que teve sua carreira política sempre pautada na busca de melhorar a vida das pessoas.

A filha do homenageado, Séfora Jayme, declarou que receber essa homenagem “é um orgulho que não cabe no peito, e o que deixa a gente mais feliz é que é muito merecido, pela pessoa maravilhosa que o meu pai foi e pelo legado que ele deixou pra gente. Então, a emoção é muito grande. Que Deus abençoe as pessoas que vierem aqui e que elas sejam muito bem atendidas e saiam realizadas”.

Rodmara Jayme Queiroz, lembrou que a própria população cobrava uma homenagem como essa a seu pai. “Hoje nós tivemos essa grande felicidade de poder contar com uma unidade maravilhosa como esta, com o nome do nosso pai, numa lembrança viva da pessoa que ele foi e pelo amor que ele tinha por Piraí” enalteceu a outra filha.

“Nossa família recebeu o pedido do Prefeito em homenagear nosso pai com muita alegria. É, sem dúvida, uma justa e merecida homenagem”, ressaltou o filho Samir Jayme.

Início das atividades

Nesta segunda-feira (20) a UBS Rodnei Kalil Abrão Jayme já abriu suas portas para atendimento ao público e somente nesse primeiro dia foram realizados mais de 100 atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem, encaminhamentos, pedidos de exames entre outras coisas.

Uma unidade de saúde do porte dessa é a prova que esta gestão está preocupada com a saúde básica. “O compromisso de levar os serviços de saúde o mais próximo possível das pessoas, com qualidade e facilidade de acesso, deve ser a nossa maior preocupação e assim estamos fazendo, pois, nosso trabalho frente à Secretaria Municipal de Saúde é em benefício do bem mais precioso das pessoas que é a saúde e a vida”, finalizou o Secretário Municipal de Saúde.