.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Saúde - Terça-feira, 14 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

O combate à Dengue, Zika e Chikungunya não para no Município desta vez o mutirão de limpeza aconteceu no Bairro Jardim Primavera

É de suma importância a participação da população no combate ao mosquito.


A dengue, zika e chikungunya são doenças sazonais, com tendência de maior concentração de casos entre os meses de janeiro a maio, em todo o Estado. As três doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti e, embora tenham sintomas semelhantes, apresentam algumas características que podem auxiliar a diferenciá-las.

No sábado (04/03) a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou mais uma ação de combate à dengue, zika e Chikungunya no município.

Após notificação de suspeita de dengue no Jardim Primavera, a equipe de Vigilância Sanitária mapeou a área e realizou bloqueio mecânico para remoção dos possíveis criadouros do Aedes aegypti no raio de 200 metros, tendo como referência a residência do morador notificado. 

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE), durante a realização do bloqueio mecânico, relataram à Equipe de Vigilância Sanitária que haviam muitos criadouros com a presença de mosquitos e muitas larvas, que foram coletadas e analisadas. Conforme Pesquisa Vetorial Especial (PVE) as larvas que foram coletadas naquela área deram positivas para Aedes aegypti. 

Diante dessa situação, foi necessária a realização de bloqueio químico com inseticida CIELO-ULV para controle do vetor, num raio de 150 metros da residência de notificação. 

Durante a inspeção da área pelos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal diversas advertências foram aplicadas em residências que continham muitos focos e uma grande quantidade de lixo acumulado. 

O Setor de Vigilância em Saúde, com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, após ampla divulgação nos meios de comunicação, realizou um mutirão de limpeza no bairro. A ação foi realizada com o efetivo dos Técnicos da Vigilância Ambiental, Agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da área de abrangência da UBS Dr. Jorge Elizário Miguel e funcionários da Secretaria de Infraestrutura, a qual disponibilizou uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba para auxiliar na remoção do lixo e entulhos e fazer a recolha e destinação correta deste material.

A ação teve início às 7h30, onde foram repassadas as informações e orientações para os ACS e ACE, com a disponibilização de um mapa da área e também sacos de lixo e luvas que foi utilizado para a recolha de pequenos recipientes. 

Foi realizada inspeção em todas as residências, onde foi orientado sobre a dengue, zika e chikungunya e sensibilizados os moradores a descartar todo e qualquer recipiente que possa acumular água. 

A ação realizada contou com a participação da população do bairro, da qual resultou no recolhimento de mais de 2 (duas) toneladas de lixo, que seriam possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

 

 

643 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.