Saúde - Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023

CAPSFOLIA proporciona integração e alegria no Carnaval

Música, confraternização e diversão marcaram nesta sexta-feira (17) o CAPSFOLIA em Piraí do Sul.

Os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I de Piraí do Sul tiveram a oportunidade de se expressar e se divertir durante o CAPSFOLIA realizado pela equipe de profissionais do local.

O CAPSFOLIA celebrou com os pacientes o Carnaval 2023, e neste ano, o tema escolhido pela equipe foi relembrar os antigos carnavais. Durante a animada festa, aconteceu a oficina de maquiagem, criação das fantasias e da decoração com diversos tipos de materiais, além de expressão artística e também uma oficina das emoções seguida por um animado grito de carnaval.

Durante o evento, os usuários do CAPS I de Piraí do Sul cantaram e dançaram, expressando suas emoções e sentimentos, onde a liberdade e a descontração tiveram papel de destaque. O principal objetivo da ação foi promover a socialização entre os pacientes e incentivar a participação ativa deles no planejamento terapêutico individual e coletivo.

Para Mirian Silene Leme, diretora do CAPS, a inciativa de promover o CAPSFOLIA foi bem recebida pelos pacientes e teve uma grande adesão. “É bastante importante que os pacientes que frequentam o CAPS tenham a oportunidade de se expressar livremente e de participar de atividades que promovam a interação entre eles e a inclusão social”, declarou.

Márcio Lima, que já participa das atividades do CAPS há algum tempo, conta o quanto gostou da festa. “Fui eu mesmo quem fez a minha fantasia e o enfeite da cabeça. Estou gostando e me divertindo muito com os meus amigos”, relata.

Maria Zenir, usuária dos serviços, também gostou muito do carnaval do CAPS. “Me diverti bastante, dancei e cantei até no microfone. Nunca tinha feito uma maquiagem brilhante e adorei”, destacou.

O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Henrique Carneiro e do Secretário Municipal de Saúde Julio Sandrini.

O Prefeito Henrique enalteceu a importância de ações como essa e manifestou que “a felicidade tomou conta de todos nós nesta tarde agitada do CAPSFOLIA. O carnaval é uma atividade coletiva e democrática que incentiva a autonomia e o protagonismo dos usuários”.

Para o Secretário de Saúde, a arte, a música e a cultura são dimensões do cuidado em saúde que promovem também, entre outras coisas, excelentes formas de reabilitação psicossocial.

Ainda de acordo com o Secretário, ações como essa que podem parecer simples para a maioria das pessoas, se configura como uma grande conquista para os pacientes com transtornos mentais. “Momentos como esse, fazem com que essas pessoas se sintam apreciadas e ativas. Cada vez mais o tema da saúde mental está em pauta, sendo discutido pela sociedade e isso tem colaborado muito para a desconstrução do preconceito”.

O CAPS é um serviço público que atende pessoas com transtornos mentais decorrentes de doenças mentais e do uso indevido de álcool e outras drogas. A unidade oferece acompanhamento médico, psicológico e social, além de atividades que visam a reabilitação e a reinserção social dos pacientes.

O funcionamento do CAPS ocorre de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h, na Avenida Manoel Ribas n.º 817 – Centro e o telefone para contato é (42) 3237-8735.