Saúde - Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2023

Campanha de combate ao escorpião será intensificada no Município

Verão é a época mais propícia para o aparecimento dos aracnídeos.

A campanha de combate ao escorpião é contínua, assim como a da dengue, mas é intensificada no verão onde eles aparecem com maior incidência.

Devido ao grande número de reclamações e aumento de casos de acidentes por escorpiões nas residências do município, a Secretaria Municipal de Saúde através do Serviço de Vigilância em Saúde realizou na quinta feira (16) um treinamento para todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) sobre Escorpionismo e Escorpiões de interesse a saúde. O tema foi abordado pela equipe técnica da 3.ª Regional de Saúde onde foi destacado as espécies de escorpião encontrada no Paraná e em Piraí do Sul, comportamento dos escorpiões, medidas preventivas para controle, como proceder caso ocorra acidente com escorpiões e tratamento e aplicação do soro antiescorpiônico.

De hábitos noturnos e incrivelmente resistentes a inseticidas comuns, os escorpiões estão em plena época de reprodução e exigem cuidados por parte da população e da municipalidade. A partir dessa semana, os técnicos do serviço de Vigilância em Saúde vão intensificar a campanha focada no combate aos escorpiões.

Os escorpiões saem de noite e durante o dia costumam se abrigar em locais escuros, como amontoados de entulhos, fornos a lenha sem uso, frestas de piso, paredes e muros.

“Lembramos que toda a população deve fazer sua parte, limpando seu quintal, não deixando lixo acumulado, pois estes são os locais propicio para reprodução de escorpião” declarou Jocimara Tambosi, médica veterinária da Vigilância Sanitária.

Qualquer pessoa que encontrar um escorpião em casa, no trabalho ou em outro tipo de ambiente que frequente, deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental através do Fone/Whatts 3237-8721 que os agentes encarregados da campanha irão até o local indicado para orientar os ocupantes a como rearranjar a residência para que não criem focos, além de coletar e encaminhar amostras para o laboratório, para mapeamento das espécies encontradas no município.

“O perigo é para todos e o cuidado e o combate também é responsabilidade de todos. Cada um deve cuidar de sua casa e do seu quintal, mas não adianta um cuidar e o vizinho não. Somos todos contra a proliferação dos escorpiões”, destaca o Secretário de Saúde Julio Sandrini.

Em caso de ser picado por um escorpião, deve ser imediatamente lavado o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde mais próximo.