Saúde - Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023

Unidade de Saúde de Apoio Rural do bairro de Boa Vista inicia atendimento médico

A unidade após a reforma voltou com os atendimentos médicos e de enfermagem aos moradores do bairro de Boa Vista e região. A procura por serviços de saúde nesse primeiro dia de atendimento foi significativa.

Na quinta-feira, 26 de janeiro, reiniciou o atendimento médico na Unidade de Saúde de Apoio Rural do bairro de Boa Vista. Já nesse primeiro dia foram realizados mais de 30 atendimentos entre consultas médicas, aferição da pressão arterial, medição da taxa de glicose e renovação de receitas médicas.

Dr. Guilherme Ratin, médico da equipe, destacou que o retorno aos atendimentos nessa unidade vai facilitar bastante para os moradores da região. “Com os atendimentos realizados no bairro pela equipe de saúde, o vínculo com as pessoas será fortalecido e isso melhora em muito o acompanhamento das doenças crônicas como hipertensão e diabetes”, afirma o médico. O secretário de saúde do município, Julio Sandrini, reforça que os moradores da área rural terão um melhor acesso a atenção à saúde, com o acompanhamento das doenças crônicas mais próximo de casa. “A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde, principal porta de entrada do SUS e funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Queremos no município, uma APS desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas”, destaca o secretário. O Prefeito Henrique Carneiro, salientou que “essa é mais uma das propostas do Plano de Governo da atual gestão que está sendo cumprida, que é promover a atenção integral à saúde da população de Piraí do Sul com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade”.

Luiz Renato Adriano, enfermeiro da equipe de saúde que atua na área informou que “nesse primeiro momento, conforme estabelecido com a população da região, os atendimentos serão realizados quinzenalmente e de acordo com o crescimento da demanda, em breve, passarão a ser semanais”.