Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Piraí do Sul, sexta-feira, 27 de janeiro de 2023 Telefone (42) 3237-8500

Atendimento Atendimento: 08:00h às 11:30h e das 13:00h às 17:30h

Quin
26/01
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 13 °C
Índice UV
14.0
Sext
27/01
Parcialmente Nublado
Máx 22 °C
Min 13 °C
Índice UV
14.0
Sáb
28/01
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 12 °C
Índice UV
14.0
Domi
29/01
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
14.0

Saúde - Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CAPS promove ações alusivas ao JANEIRO BRANCO

Diversas ações sobre saúde mental marcaram nesta terça-feira (18) o Movimento Janeiro Branco em Piraí do Sul


Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul estará realizando diversas atividades em comemoração ao Janeiro Branco. Além do CAPS, a programação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde. Dentre as ações desenvolvidas na campanha, que nesse ano de 2023 tem como tema: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO, ocorrerão palestras, distribuição de folders e flyers na busca de chamar a atenção da população para a importância da saúde mental, porque quem cuida da saúde mental, cuida da vida. São momentos agradáveis que somam informação, conscientização e prevenção, além de confraternização e integração. No dia 18 de janeiro, na Avenida Manoel Ribas em frente ao CAPS, a equipe realizou uma ação referente ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial levando informações importantes a respeito do assunto às pessoas que passavam. O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. Durante a ação, foram distribuídos panfletos explicativos sobre o não internamento dos doentes mentais em manicômios e a importância da compreensão e acolhimento familiar ao doente. Balões e fitas brancas, lembrando a Campanha Janeiro Branco, foram igualmente distribuídas entre as pessoas que por ali passavam. Toda a equipe do CAPS participou da ação, que foi coordenada por Mirian Silene Leme, diretora do CAPS. A enfermeira Jéssica Moura, Coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, participou das atividades e destacou as ações que têm sido promovidas durante a campanha Janeiro Branco. “A Secretaria de Saúde organizou uma série de ações de conscientização e prevenção relacionadas à saúde mental, principalmente na luta antimanicomial. Destacou-se, no âmbito da campanha o grande número de pessoas interessadas no assunto, reconhecendo como de primordial importância que se fale sobre esse tema”.

A proposta da Secretaria Municipal é estar sempre ampliando as ações educativas e preventivas em saúde para promover melhores condições de saúde ara a população”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

 “A Campanha Janeiro Branco tem por objetivo chamar a atenção de todos para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas, porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Nessa época do ano, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida” finaliza o secretário.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

56 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

Portal da Transparência

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 10:53:17

Prefeitura Municipal de Piraí do Sul - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.