Saúde - Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022

Atividades encerram a Campanha novembro azul em Piraí do Sul

Diversas ações sobre cuidados com a saúde do homem marcaram nesta quarta-feira (30) o encerramento da campanha Novembro Azul.

Durante o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul realizou diversas atividades em comemoração ao Novembro Azul. A programação teve início no dia 07/11/2022 em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Dentre as ações desenvolvidas na campanha, houve solicitação de exames de PSA, testes rápidos, consultas médicas, orientação acerca de saúde do homem, alongamentos, bingo, sorteio de brindes e lanche para os homens que compareceram nas unidades de saúde. Foram momentos agradáveis que somaram informação, conscientização e prevenção, além de confraternização e diversão.

No período do dia 21 a 25 de novembro, foi a vez dos homens residentes da zona rural do município e trabalhadores de algumas empresas cuidarem da sua saúde. A semana iniciou com palestras acerca do tema câncer de próstata e realização de testes rápidos para os homens trabalhadores da Empresa Iguaçu Celulose no período matutino e vespertino. No dia 23 e 24 de novembro, a equipe médica que atende a área rural pode conversar e orientar os usuários dos bairros Jararaca e Ressaca. O seguimento da semana se deu pelo deslocamento da equipe até os demais bairros da zona rural para coleta de preventivos, solicitação de exames de PSA e testes rápidos.

A programação com ações voltadas ao público masculino continuou até o dia 30 de novembro com o desenvolvimento de palestra sobre câncer de próstata, solicitação de exames laboratoriais, testes rápidos, exercícios de alongamento, rodas de conversa, as quais eram encerradas com um lanche para confraternização.

A enfermeira Jéssica Moura, Coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, participou do encerramento e destacou as ações promovidas durante a campanha Novembro Azul. “A Secretaria de Saúde organizou uma série de ações de conscientização e prevenção relacionadas à prevenção do câncer de próstata. Destacou-se, no âmbito da campanha o aumento significativo de comparecimento dos homens nas unidades de saúde”.

A proposta da Secretaria Municipal é estar sempre ampliando as ações de prevenção em saúde para melhorar as condições de saúde da população, com o engajamento de todos os profissionais para que estejam envolvidos tanto na divulgação quanto na orientação a cada paciente”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

“Adotar hábitos saudáveis, evitando a exposição a fatores de risco, é a principal maneira de se prevenir contra o câncer e outras doenças, como cardiovasculares, respiratórias crônicas, renais e diabetes. O diagnóstico precoce pode levar à cura na grande maioria dos casos” finalizou o secretário.