Saúde - Segunda-feira, 31 de Outubro de 2022

Rodas de conversa marcam encerramento do outubro Rosa em Piraí do Sul

Uma roda de conversa sobre cuidados e autoestima marcou nesta sexta-feira (28) o encerramento da campanha Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul realizou diversas ações em comemoração ao Outubro Rosa. A programação teve início no dia 06/10/2022 no espaço da Associação dos Servidores Públicos de Piraí do Sul (ASPIS), sendo organizada pela Unidade Básica de Saúde Marcos Milléo.

Dentre as ações desenvolvidas na campanha, houve coleta de preventivos, solicitações de mamografias, testes rápidos, consultas médicas, orientação acerca de saúde da mulher, danças, alongamentos, bingo, sorteio de brindes e lanche para as mulheres que compareceram nas unidades de saúde. Foram momentos agradáveis que somaram informação, conscientização e prevenção, além de confraternização e diversão.

No período do dia 17 a 21 de outubro, foi a vez das mulheres residentes da zona rural do município e trabalhadoras de algumas empresas cuidarem da sua saúde. A semana iniciou com palestras e realização de exames para as mulheres trabalhadoras da Empresa Iguaçu Celulose no dia 17/10, onde a médica do município Dra. Hikari Saito e o enfermeiro Luiz Renato Adriano puderam conversar e orientar as funcionárias da empresa, bem como foi ofertado testes rápidos. O seguimento da semana se deu pelo deslocamento da equipe até os bairros da zona rural para coleta de preventivos, solicitação de exames de mamografias e testes rápidos. Nessa semana foram realizadas somente nos bairros: Piraí Mirim, Ressaca, Jararaca, Fundão e Capinzal, um total de 88 coletas de preventivos.

A programação com ações voltadas às mulheres continuou até o dia 28 de outubro com o desenvolvimento de palestra sobre câncer de mama e de colo de útero, coleta de preventivos, testes rápidos, exercícios de alongamento, dança e rodas de conversa, as quais eram encerradas com um lanche para confraternização.

A enfermeira Jéssica Moura, Coordenadora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, participou do encerramento e destacou as ações promovidas durante a campanha Outubro Rosa. “A Secretaria de Saúde organizou uma série de ações de conscientização e prevenção relacionadas à prevenção do câncer do colo do útero e de mama. Destacou-se, no âmbito da campanha o aumento significativo de coletas para exame Papanicolau”.

“As Unidades Básicas de Saúde se mobilizaram para essa importante campanha, e é isso que a Secretaria de Saúde deseja, que todos os profissionais estejam envolvidos tanto na divulgação quanto na orientação a cada paciente”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini.

Ele lembrou que a “as estatísticas apontam que o câncer de mama detém a marca de primeira causa de mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras”, ao reforçar a necessidade dos cuidados preventivos como o auto exame e a realização da mamografia de rastreamento. “O diagnóstico precoce pode levar à cura em 95% dos casos” finalizou o secretário.